Loading...

Avanço de fase depende da ocupação de leitos de UTI em Rio Preto

Estratégia é criar mais leitos na região para tentar baixa índice de ocupação de UTI

O secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, afirmou nesta segunda-feira, 17, que a região administrativa de Rio Preto vai avançar para a fase 3 — amarela — do Plano São Paulo se a ocupação de leitos da UTI recuar abaixo dos 75%. Atualmente, esse índice é de 78,9%. Ou seja, até sexta-feira, 21, essa taxa teria de retroceder 3,9 pontos percentuais.

Vinholi alertou também que, caso o índice de internações por conta da pandemia do coronavírus, avance e supere os 80% de ocupação de UTI a região pode regredir para a fase 1 do plano — a vermelha —, quando apenas serviços essenciais poderiam funcionar. Atualmente, estamos na fase 2 — laranja.

O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), diariamente mantém contato com representantes do governo do Estado. “Falo todo o dia com ele (Edinho)”, afirmou Vinholi que se reuniu o emedebista nesta segunda para debater a cessão de imóvel ao município atualmente ocupado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) — localizado no entroncamento entre as rodovias Washington Luís e BR-153.

De acordo com o secretário, a estratégia para tentar reduzir a ocupação de leitos na região da Diretoria Regional de Saúde (DRS-15), que reúne 102 municípios, é aumentar a quantidade de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

O Diário apurou que a DRS-15 tenta criar mais 15 novos leitos na região nesta semana. Para Vinholi, se não fosse a capacidade hospitalar, a região já teria sido classificada na fase vermelha do plano estadual. “E estamos buscando alternativas de aumento de leitos para baixar essa ocupação (de UTI)”, afirmou o secretário.

O secretário de Saúde de Rio Preto, Aldenis Borim, afirmou que existe a expectativa de que a cidade possa avançar esta semana à próxima fase do plano, o que permitiria a abertura de bares, restaurantes e academias. Ele, porém, considera “improvável”, mas não impossível, a regressão.

Empregos

Nesta segunda-feira, o vice-governador Rodrigo Garcia (DEM) disponibilizou resultado de estudo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) que aponta que o Plano São Paulo de enfrentamento ao coronavírus teria preservado 318 mil empregos desde o início de junho. A Fipe é um órgão de apoio institucional da Universida de de São Paulo (USP).

“Um dos grandes objetivos do Plano São Paulo é que pudéssemos ter uma convivência inteligente com a pandemia do coronavírus, que iria nos permitir a preservação de empregos e a volta gradativa das atividades econômicas. O estudo da Fipe demonstra, em números, que esse objetivo foi alcançado. O estudo comprova relação direta entre as mudanças de fase do Plano São Paulo com o aumento da atividade econômica e a preservação de vagas de trabalho”, disse Rodrigo.

Edinho pede área do DER para secretarias

O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), se reuniu nesta segunda-feira, 17, com o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, e solicitou ao governo do Estado a cessão do prédio atualmente ocupado pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER), localizado em ponto estratégico da cidade, entre as rodovias BR-153 e Washington Luís.

“Nossa intenção é transferir para o local setores da prefeitura que ocupam prédios locados e assim reduzir os custos administrativos”, afirmou o prefeito em nota.De acordo com Vinholi, o Estado aceitaria fazer uma troca, mas exige um imóvel localizado na região central do município. “O Edinho quer área do DER. Até é possível uma troca, mas tinha de ter um prédio já pronto. Ele sugeriu alguns terrenos”, disse o secretário. “Estou fazendo avaliação e estudando outras possibilidades, outros prédios do Estado”, afirmou. O governo do Estado planeja inaugurar um escritório regional no prédio do DER.

Sem eleição

Vinholi afirmou que não conversou sobre eleição com Edinho e reafirmou que o PSDB tem como pré-candidato a prefeito de Rio Preto, vereador Renato Pupo. O secretário é o presidente estadual do partido. “Nós eleitoralmente estamos bem resolvidos em Rio Preto. O nosso candidato é o Pupo”, disse Vinholi. (RL)

Fonte: Diário da Região

Avanço de fase depende da ocupação de leitos de UTI em Rio Preto - D'Olhos Hospital Dia