Loading...

Covid faz mais vítimas do que a dengue fez em 20 anos em Rio Preto

Em quatro meses, o coronavírus matou em Rio Preto mais que o dobro de pessoas do que a dengue em 20 anos, desde o início da série histórica da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde.

Desde o começo da pandemia em Rio Preto, em março, foram confirmados 4.823 casos de Covid-19, com 140 mortes – uma taxa de letalidade de 2,9%. Apenas nesta terça-feira, 14, foram registrados mais três óbitos e 40 novos casos.

Desde 2000, foram contabilizadas 157.452 ocorrências de dengue, com 67 óbitos, uma mortalidade de 0,04%. A pior epidemia da doença foi em 2019, com 33,1 mil casos e 19 mortes. Neste ano, são 4.628 ocorrências e dois óbitos – os números de 2020 já configuram epidemia, embora de forma mais controlada do que no ano passado. Além dos casos diagnosticados, nas duas doenças há os pacientes assintomáticos, que não saberão que estão contaminados porque não apresentarão sinais.

Jean Gorinchteyn, médico do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, pontua que uma das razões para o grande número de contaminados pelo coronavírus é a forma de transmissão. “O indivíduo transmite para duas, três pessoas. É diferente da dengue, que se usar repelente, telas, consegue se proteger”, exemplifica.

Saiba Mais:

Fonte: Diário da Região

 

Covid faz mais vítimas do que a dengue fez em 20 anos em Rio Preto - D'Olhos Hospital Dia