Loading...

Dois novos estudos publicados na ‘Nature’ mostram que a cloroquina e hidroxicloroquina são ineficazes no combate à Covid-19

Uma das pesquisas não encontrou efeito antiviral do medicamento contra o Sars-CoV-2 em macacos; já outra, feita com células pulmonares humanas infectadas ‘in vitro’, não apresentou resultados que justificam o uso do medicamento.

Dois estudos publicados nesta quarta-feira (22) pela revista “Nature” apontaram que a cloroquina e a hidroxicloroquina não são úteis no tratamento da Covid-19, a infecção causada pelo novo coronavírus.

Em um dos artigos, o medicamento anti-malárico falhou em apresentar efeito antiviral contra a Covid-19 em macacos. Já outra pesquisa não viu efeitos da cloroquina nas células pulmonares infectadas pelo vírus, em laboratório.

Os dois estudos foram adiantados pela revista por conta da sua importância, mas já foram validados por outros cientistas e editores da publicação, é a chamada peer review (revisão por pares). Eles devem entrar na próxima edição da “Nature” em agosto, mas já estão disponíveis para consulta online.

O dados sugerem que o medicamento não é eficaz tanto no tratamento quanto na prevenção da doença. No estudo da feito em primatas “não humanos”, infectados pelo Sars-Cov-2, a hidroxicloroquina não mostrou uma grande atividade antiviral.

Saiba mais:

Fonte: G1

Dois novos estudos publicados na ‘Nature’ mostram que a cloroquina e hidroxicloroquina são ineficazes no combate à Covid-19 - D'Olhos Hospital Dia