Loading...

Edinho propõe ‘mini-lockdown’ em Rio Preto aos domingos e segundas

O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), participou na manhã desta quarta-feira, 17, de videoconferência com o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, e pediu maior autonomia ao município para ampliar horário do comércio, com “mini-lockdown” durante aos domingos e segundas-feiras. Dezesseis prefeitos do conselho municipalista de retomada da economia também participaram da reunião virtual. Segundo a Prefeitura, a proposta foi encaminhada ao vice-governador, Rodrigo Garcia (DEM).

A intenção do governo Edinho Araújo (MDB) é autorizar o funcionamento diário do comércio de rua e dos shoppings por cinco horas diárias, ao invés de quatro, entre as terças e sábados, com fechamento aos domingos e segundas-feiras – nesses dias devem ser mantidos apenas serviços considerados essenciais.

A equipe do prefeito definiu a proposta como “mini-lockdown e deve ser adotada enquanto Rio Preto permanecer na fase 2, a laranja, do plano São Paulo de reabertura. Nesse momento é permitida a abertura de atividades, como concessionárias de veículos, comércio e shoppings, com regras de higienização e restrição de público.

O governo municipal diz que a mudança irá reduzir aglomerações. “Com uma hora a mais de funcionamento diário, diminuímos o fluxo de pessoas ao mesmo tempo no comércio de rua e nos shoppings e ainda ganhamos dois dias com baixa movimentação de pessoas”, afirma Edinho.

Segundo a Prefeitura, “no horário acumulado da semana não haverá alteração significativa”. O comércio varejista, principalmente com lojas no Centro, funciona 24 horas por semana e passaria para 25 horas. Já os shoppings abrem por 28 horas e passariam para 25 horas semanais. Atualmente, o comércio na região central está fechado aos sábados.

A prefeitura espera autorização do Estado para colocar a nova proposta em prática a partir desta sexta-feira, 19. Vinholi disse ao Diário que irá encaminhar o pedido ao comitê de enfrentamento da pandemia do Estado. “Foi uma proposta aceita por outros prefeitos. Será encaminhada para análise do comitê”, afirmou.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (Acirp), Kelvin Kaiser, disse que apoia a efetivação da proposta. “Porque é muito caro abrir só para quatro horas. No domingo, o pessoal percebia que era mais de passeio e a segunda sempre foi um dia baixo de compras. São dois pontos estratégicos”, afirmou.

Já o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomercio) quer liberar ao menos seis horas e briga na Justiça pela ampliação. O diretor, Orvásio Tancredi, criticou a proposta de Edinho. “Vão trocar seis por meia dúzia. Defendemos a reabertura total. Essa proposta irá resultar em aglomeração do mesmo jeito”, disse.

Fonte: Diário da Região

Edinho propõe ‘mini-lockdown’ em Rio Preto aos domingos e segundas - D'Olhos Hospital Dia