Loading...

Entidades médicas apoiam isolamento social em Rio Preto

Duas importantes entidades da classe médica emitiram cartas, manifestando apoio integral à decisão do prefeito Edinho Araújo em decretar e manter o isolamento social em Rio Preto como forma de conter a pandemia da Covid-19, causada pelo Coronavírus.

A Sociedade de Medicina e Cirurgia de São José do Rio Preto (SMC) se mostrou solidária à preocupação dos empresários, comerciantes e profissionais liberais com o impacto da quarentena à economia. Porém, a SMC evidenciou que, embora os médicos e outros profissionais de saúde também sejam impactados pela medida, a posição da entidade é favorável ao isolamento social. “O momento é de salvar vidas e impedir que a epidemia avance rapidamente, causando o colapso de hospitais e todo o sistema de Saúde”, traz a nota assinada pelo presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia, Kássey Vasconcelos.

A 8ª Distrital da Associação Paulista de Medicina (APM) também emitiu uma carta de apoio ao isolamento social não só em Rio Preto, como nos outros 83 municípios que compõem a sua área de abrangência, onde possui sete regionais e 77 cidades abrangidas. A carta da APM lista as cidades que possuem casos suspeitos e confirmados, trazendo os respectivos números de vítimas até o momento de sua emissão.

“As experiências, positivas e negativas, dos outros países que foram atingidos pela doença antes de nós provam que o isolamento social é nossa melhor arma neste momento. Por isso, fiquem em casa. Esta crise irá passar. E juntos, a venceremos mais rápido”, apelou Geovanne Furtado Souza, Diretor da 8ª Distrital da APM, que é composta pelas Regionais de Catanduva, Fernandópolis, Ilha Solteira, Jales, Santa Fé do Sul, São José do Rio Preto e Votuporanga. Confira as duas cartas na íntegra:

SOCIEDADE DE MEDICINA E CIRURGIA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO APOIA A DECISÃO DA PREFEITURA DE MANTER O ISOLAMENTO SOCIAL

“Em nome da classe médica de nossa cidade, a Sociedade de Medicina e Cirurgia (SMC) de São José do Rio Preto vem a público manifestar seu apoio integral e irrestrito à decisão do prefeito Edinho Araújo de decretar o isolamento social em nossa cidade, ante a epidemia do coronavírus covid-19”.

Compreendemos a preocupação de empresários, comerciantes e profissionais liberais com o enorme impacto econômico imposto pelo isolamento social, lembrando que nós, médicos, e outros milhares de profissionais de saúde também somos fortemente impactados pelas medidas adotadas. E nos solidarizamos com a luta de todos, representados pela Acirp – Associação Comercial e Industrial de Rio Preto.

Não podemos, no entanto, deixar de citar que o governo federal adotou várias medidas econômicas para ajudar os milhões de brasileiros, desempregados e trabalhadores dos mais diversos setores, a atravessarem as semanas que virão, enquanto combatemos a epidemia. É uma munição em meio à batalha.

O momento, no entanto, ressaltamos, é de salvar vidas e impedir que a epidemia avance rapidamente, causando o colapso de hospitais e todo o sistema de Saúde.

Manifestamos nosso total apoio ao secretário municipal de Saúde, Dr. Aldenis Borin, associado da SMC, e à sua equipe, que têm conduzido com eficácia, rapidez e responsabilidade as ações necessárias para o enfretamento da pandemia.
Não devemos repetir os erros da Itália e Espanha!

Se interrompermos ou, ao menos, minimizarmos o isolamento social, em poucos dias São José do Rio Preto estará mergulhada no mesmo caos em que vivem hoje italianos e espanhóis.

É importante ressaltar que voltar a atividade antes do preconizado pode fazer um efeito pior e assim levar ‘depois’ a um confinamento bem pior, mais rigoroso e mais prolongado e, infelizmente, vendo mortes e colapso. Os números falam por si.
Quando comparado o aumento de casos na Itália com o de nossa cidade, Rio Preto já assiste um ritmo mais acelerado da epidemia do que o país europeu.
Todos nós, sem exceção, temos pai, mãe, filho, filha, neto, neta, parente ou amigo que é um profissional de saúde atuando agora na frente de combate ao coronavírus. Por eles, pedimos que permaneçam em suas casas.
A Sociedade de Medicina e Cirurgia, regional da Associação Paulista de Medicina (APM), tem certeza de que os rio-pretenses compreendem o quanto é vital o isolamento social.
Juntos, vamos derrotar o coronavírus!

Kássey Vasconcelos, presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Rio Preto

8ª Distrital da APM apoia isolamento social nas cidades da região

Em consonância com a Diretoria Estadual da Associação Paulista de Medicina, a 8ª Diretoria Distrital da entidade manifesta seu apoio integral e irrestrito ao isolamento social das pessoas nos 84 municípios que compõem nossa região (7 Regionais e 77 cidades abrangidas), como forma de tentar conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19) e impedir o colapso do sistema de saúde. De acordo com as prefeituras, apenas em São José do Rio Preto, há 198 casos suspeitos, 16 confirmados e 56 pessoas internadas, das quais 19 em UTI (atualização até 30 de março). Em Catanduva, já são 33 casos suspeitos e 1 confirmado; em Fernandópolis, 25 suspeitos e 1 confirmado; e em Votuporanga, 55 suspeitos, 1 confirmado e 6 internações, sendo 2 em UTI; Mirassol 2 casos confirmados; Pindorama 1 caso confirmado, Araçatuba 1 caso confirmado, assim como Penápolis com 1 caso. Assim como os empresários e comerciantes, nós médicos – que somos na maioria dos casos profissionais liberais, como tantos outros – também estamos sofrendo e iremos sofrer impactos econômicos por conta do isolamento social. Entretanto, todas as evidências hoje apontam que ainda teremos algumas semanas a nos preservarmos. As experiências, positivas e negativas, dos outros países que foram atingidos pela doença antes de nós provam que o isolamento social é nossa melhor arma neste momento. Por isso, FIQUEM EM CASA. Esta crise irá passar. E juntos, a venceremos mais rápido.

Geovanne Furtado Souza Diretor da 8ª Distrital da Associação Paulista de Medicina (composta pelas Regionais de Catanduva, Fernandópolis, Ilha Solteira, Jales, Santa Fé do Sul, São José do Rio Preto e Votuporanga)

Entidades médicas apoiam isolamento social em Rio Preto - D'Olhos Hospital Dia