Loading...

Famerp inicia aplicação de testes da Coronavac em Rio Preto

A primeira profissional a receber a dose foi uma enfermeira do Hospital de Base

O Centro de pesquisa da Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp) iniciou na manhã desta sexta-feira, 7, a aplicação dos testes da Coronavac, a vacina chinesa contra o coronavírus. A primeira profissional a receber a dose foi a enfermeira Vanessa Maziero, 30 anos, da emergência respiratória do Hospital de Base.

“Estar aqui é muito colaborativo como ser humano. A minha vontade é que em breve todos recebam a vacina. Tomei a dose e foi muito tranquilo. Uma picada no braço normal. Não sente dor. Estou super bem”, disse a enfermeira.

Cerca de 500 profissionais de saúde de Rio Preto e região entraram em contato com a Famerp e foram considerados aptos para participar do estudo. A vacinação faz parte da terceira e última etapa dos testes da Coronavac em humanos – outras duas etapas foram testadas em 700 voluntários chineses. A Coronavac é uma vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa SinovacLife Science e, no Brasil, os testes são em parceria com o Instituto Butantan. Além da Famerp, outros 11 centros do País estão envolvidos no estudo.

A expectativa do Instituto Butantan é registrar a CoronaVac já no final de outubro. O médico virologista da Famerp responsável por conduzir as pesquisas por aqui, Maurício Lacerda, afirma que a expectativa é positiva. Ele não coloca um prazo para os primeiros resultados do grupo rio-pretense.

Método

No total, 9 mil voluntários serão testados no Brasil nesta última etapa da pesquisa da Coronavac – 4,5 mil receberão duas doses do imunizante num intervalo de 14 dias e a outra metade receberá placebo – eles não vão saber o que de fato estão recebendo.

Os grupos serão monitoradas por meio de exames entre aqueles que tiverem sintomas de Covid-19. Assim, poderá ser verificado posteriormente se quem tomou a vacina ficou de fato protegido em comparação a quem tomou o placebo.

Fonte: Diário da Região

Famerp inicia aplicação de testes da Coronavac em Rio Preto - D'Olhos Hospital Dia