Loading...

Famerp recebe ‘ultrafreezer’ para pesquisa sobre o coronavírus

 Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp) adquiriu um ultrafreezer que atinge até 80°C negativos, equipamento de alta tecnologia para armazenamento de material genético de pacientes com Covid-19, a fim de avançar nas pesquisas relacionadas ao coronavírus.

A partir das amostras, os pesquisadores poderão entender melhor o comportamento do vírus visando dar maior celeridade no diagnóstico, na cura e na prevenção da doença. O ultrafreezer foi adquirido com parte da verba proveniente de emenda parlamentar do deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP), que destinou R$ 500 mil para a área de Pesquisa Científica da faculdade.

O professor Maurício Lacerda Nogueira, chefe do laboratório de Virologia da Famerp, disse que a chegada do equipamento melhora as condições de trabalho, especialmente agora, em que há um esforço conjunto para ajudar no controle da epidemia.

“O freezer vai ser fundamental para manter nossas atividades e permitir que nos dediquemos, ainda num futuro próximo, a estudos mais complexos sobre o coronavírus. Agradeço ao deputado, o reconhecimento ao trabalho da instituição Famerp”, disse Nogueira.

“A Famerp é uma instituição comprometida historicamente com a pesquisa e, neste momento desafiador de crise sanitária global, esses investimentos são essenciais para que nosso corpo docente e nossos alunos possam se aprofundar no estudo da doença e contribuir na busca de soluções”, complementou o diretor geral da Famerp, Dulcimar Donizeti de Souza.

Os recursos foram anunciados em janeiro. A emenda também beneficiará o Hospital de Base, com R$ 1 milhão para ampliação da ala de emergência.

 

Fonte: Diário da Região

Famerp recebe ‘ultrafreezer’ para pesquisa sobre o coronavírus - D'Olhos Hospital Dia