Loading...

Oito leitos de UTI para Covid separam região de Rio Preto da fase amarela

Taxa na ocupação de vagas na DRS de Rio Preto cai para 77,6% nesta quarta (19). Se atingir o índice de 74,9% até sexta (21), a região avança.

Por 8 leitos 

Oito leitos de UTI separam a DRS de Rio Preto, com 97 municípios, do número mágico que poderá transportá-la na próxima sexta-feira (21) para a fase 3 (amarela) do Plano SP de flexibilização da economia, o que permitirá reabertura de setores como restaurantes, bares, salões de beleza e academias. 


Coincidência

E a região parece caminhar a passos largos no sentido de conseguir a proeza. A ocupação de leitos UTI caiu de 78,6% de terça (18) para 77,6% na última atualização, no final da tarde desta quarta (19). A queda coincide com a confirmação de que pacientes de Rio Preto e região estão sendo encaminhados pelo governo do Estado para cidades de outras Diretorias Regionais de Saúde, onde a ocupação vem se mostrando menos dramática que a da regional de Rio Preto. 


Para entender 

Para entender este “número mágico”, seguem as contas: a região tem hoje 281 leitos de UTI contabilizados pela Secretaria de Saúde do Estado, incluindo Santas Casas, Hospital de Base, Hospital Padre Albino de Catanduva e UPAs, entre outros. Destes, 218 estão com pacientes Covid, o que corresponde ao índice de 77,6% de taxa de ocupação. Para atingir o número que lhe dará o passaporte para a fase amarela, a DRS precisa baixar sua ocupação para o limite de 74,9%, o que corresponde a ter, no máximo, 210 leitos com pacientes. 

 

Possibilidades 

Resumindo, a região tem até sexta-feira (21) para “desocupar” oito leitos. Significa, por exemplo, não colocar ninguém no lugar das vagas que surgem diariamente com as altas hospitalares. O que explica a política do Estado de transferir pacientes da DRS de Rio Preto para regionais mais congestionadas. E, se ainda assim ficar muito difícil, um anúncio surpresa de mais 10 UTIs poderia resolver o problema. 

 

Reserva estratégica 

Ainda sobre os números de UTIs da região, vale lembrar que 137 dos 281 leitos estão no Hospital de Base de Rio Preto, que não passou mais dos 81% de ocupação desde que recebeu 20 novas vagas. Estas, aliás, viraram uma espécie de “reserva estratégica” para ajudar a região a subir. 

Saiba mais:

Fonte: DL News

Oito leitos de UTI para Covid separam região de Rio Preto da fase amarela - D'Olhos Hospital Dia