Loading...

Oxford faz acordo com AstraZeneca para produzir vacina em larga escala

Novo acordo liberará 15 milhões de libras para a produção da vacina a Universidade de Oxford, no Reino Unido, que está sendo testada no Brasil.

A Oxford assinou nesta terça-feira, 1º, um contrato com a biofarmacêutica anglo-sueca AstraZeneca para produzir sua vacina contra o novo coronavírus em larga escala. Foi também anunciado que, a partir de hoje, a proteção está na fase 3 de testes clínicos, a última antes de uma possível aprovação, nos Estados Unidos.

A AstraZeneca, que distribuirá a proteção, afirmou que já selecionou 30 mil americanos para se voluntariarem na fase de testes, o que significa que cerca de 50 mil pessoas participarão da fase de testes da vacina, conhecida como AZD1222.

Outros voluntários no Brasil, no Reino Unido e na África do Sul já receberam a vacina em fase III de testes e estão sendo monitorados por cientistas.

Segundo a Oxford, novidades sobre os efeitos da vacina na última fase devem ser divulgados em breve.

Para aumentar a produção da vacina, a AstraZeneca vai pagar cerca 15 milhões de libras para a Oxford Biomédica — e a escala de produção pode ser aumentada caso necessário.

A Oxford Biomédica, por sua vez, espera receber um adicional de até 35 milhões de libras, mais o custo dos materiais para produzir a vacina em larga escala até o final de 2021 e atender a demanda global pro uma proteção contra a covid-19.

O Brasil, por exemplo, encomendou 100 milhões de doses da vacina, segundo o Ministério da Saúde.

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacina britânica é a opção mais avançada no mundo em termos de testagem.

De acordo com o relatório da OMS do dia 28 de agosto, 33 vacinas estão em fase de testes e outras 176 estão em desenvolvimento. Das 26 em testes clínicos, 6 estão na última fase. A vacina da Rússia agora está presente no relatório da organização.

Quais são as fases de uma vacina?

Para uma vacina ou medicação ser aprovada e distribuída, ela precisa passar por três fases de testes. A fase 1 é a inicial, quando as empresas tentam comprovar a segurança de seus medicamentos em seres humanos; a segunda é a fase que tenta estabelecer que a vacina ou o remédio produz, sim, imunidade contra um vírus, já a fase 3 é a última fase do estudo e tenta demonstrar a eficácia da droga.

Fonte: Exame

Oxford faz acordo com AstraZeneca para produzir vacina em larga escala - D'Olhos Hospital Dia