Loading...

Prefeitura de Rio Preto amplia atendimento a morador de rua

Considerando a pandemia Covid-19, a Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), firmou parceria com a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, comandado pelo Frei Francisco Belotti, a fim de abrigar mais moradores em situação de rua, ampliando o espaço de acolhimento. A parceria foi executada por Termo de Colaboração, dispensando o chamamento público em regime de mútua cooperação, destinada a execução do Serviço de Proteção em situação de Calamidades Públicas e Emergência para pessoas em situação de rua.

São três espaços disponibilizados, que estarão acolhendo e acompanhando os usuários que vivem nas ruas e que desejam sair dessa situação.

Inicialmente a primeira unidade terá capacidade de 40 vagas e será num Centro Educacional do município, com previsão de início para dia 6 de abril. A segunda unidade abriga 80 vagas: é a Organização Social Casa do Cireneu, pertencente à Associação do Frei Francisco. A terceira unidade com mais 80 vagas será em outro Centro Educacional, conforme a demanda.

“Os educadores sociais do Centro Pop continuam incansáveis fazendo um trabalho de sensibilização tanto no Centro POP quando na abordagem social que fazem nas ruas, tentando convencer o morador de rua a receber acolhimento, ter um tratamento digno de todo e qualquer cidadão, indo para uma casa abrigo ou voltando para sua família. Agora intensificamos esse processo, explicando as consequências do coronavírus, mais do que nunca. Eles carregam muitos problemas, temos que compreender e respeitar, antes de tudo,” afirmou a secretária Patrícia Lisboa.

“Vale lembrar que esse processo de aceitação é de livre escolha da pessoa e para isso estamos preparados para recebê-lo quando assim desejar, além de depararmos com o viés da dependência química que dificulta a adesão ao serviço. Nossos diálogos têm sido no sentido de sensibilizar a não aglomeração, em ir para um local preparado e seguro onde serão realizadas ações de prevenção de contaminação,” completa a secretária.

Ela destaca que se trata de ampliação de atendimento, pois já existe parceria com o Albergue Noturno, que está em sua capacidade máxima.

Além desta ação, a Semas aumentou o fornecimento de tíquetes para café da manhã e almoço no Restaurante Bom Prato e o jantar no Albergue Noturno. E numa ação de união com voluntários de organizações como Pastoral do Povo de Rua, Madre Teresa de Calcutá, Comunidade Mar Adentro, Paróquia Divino Espírito Santo, a Secretaria compra lanches e os voluntários colaboram na distribuição para pessoas em situação de rua em quatro pontos do município, distribuindo às pessoas em diferentes pontos para que não ocorram maiores aglomerações. Contudo, essa ação também visa orientar a procurar o abrigo neste momento de pandemia.

O Centro POP, aberto de segunda à sexta-feira, também organizou seus atendimentos ampliando nos finais de semana para o banho e higienização e vem atendendo de forma sistemática de 10 em 10 pessoas para que não aglomerem no pátio da unidade, evitando contaminações. São estes os novos horários: segunda a sexta, das 8h às 17h, e finais de semana das 8h às 12h.

Prefeitura de Rio Preto amplia atendimento a morador de rua - D'Olhos Hospital Dia