Loading...

Reuniões de família se tornam foco de transmissão de Covid na região de Rio Preto

A quebra do isolamento social para reuniões de família e confraternizações entre amigos tornaram-se foco de alto risco de transmissão do novo coronavírus na região de Rio Preto. Em José Bonifácio, oito pessoas da mesma família foram contaminadas com a doença após um “churrascão” realizado no último feriado do dia 26 de maio (feriado antecipado de 9 de julho).
 
De acordo com a Vigilância Epidemiológica do município, quatro pacientes estão internados no Hospital de Base de Rio Preto, sendo um na UTI e outros três na enfermaria. Uma pessoa da família que entrou em contato com a reportagem do DLNews informou que a paciente que está internada na UTI é uma idosa de 66 anos, que não corre risco de morrer. Os outros infectados são um homem de 43 anos, uma mulher de 42, um jovem de 22, uma mulher e um jovem de 23, uma mulher de 42 e outra de 60.
 
Outra reunião familiar também teria terminado em contaminações de Covid-19. De acordo com informações obtidas na Secretaria de Saúde de Fernandópolis, cinco pessoas da mesma família teriam sido infectadas após uma festa de aniversário. O transmissor seria assintomático. 
 
Ao DLNews, o secretário de Comunicação do município, Paulo Boaventura, disse que não pode confirmar as transmissões da doença no suposto evento porque as informações são sigilosas, mas informou que quase 100% dos casos positivados confirmados na cidade nos últimos dias são de pacientes que estavam em churrascos, festas de aniversários, almoço em família, reuniões de amigos e outros eventos. 
 
Segundo o médico virologista e professor da Famerp Maurício Lacerda Nogueira, as reuniões e aglomerações, mesmo entre familiares, continuam sendo perigosas. “A situação é de distanciamento social, não é o momento para confraternizações. Os encontros próximos são cada dia mais perigosos, é só observar os números”, disse. 
 
Nogueira explicou ainda sobre as dúvidas em torno da transmissão assintomática. “Não existe polêmica nenhuma sobre transmissão assintomática. Isto foi um erro de comunicação e interpretação. Assintomáticos e pré-sintomáticos transmitem sim, e de forma importante. Na atual situação, cada encontro pessoal, presencial é uma roleta russa, e por sinal com mais de uma bala no revolver”, ressaltou. 
Fonte: DL News
Reuniões de família se tornam foco de transmissão de Covid na região de Rio Preto - D'Olhos Hospital Dia