Loading...

Rio Preto acumula 7,5 mil pedidos de seguro-desemprego na pandemia

O número de pedidos de seguro-desemprego chegou a 1.288 na primeira quinzena de junho, segundo dados divulgados nesta quinta-feira, 25, pela Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia. Houve uma queda de 25% na comparação com a quinzena anterior – a segunda do mês de maio –, quando foram registrados 1.737 pedidos do benefício. No acumulado desde o início do ano, Rio Preto tem 12.897 pedidos de seguro-desemprego, sendo que 58% (7.537) foram registrados nos últimos dois meses e meio.

Os pedidos de seguro-desemprego em Rio Preto dispararam no mês de abril, imediatamente após o início da quarentena no Estado de São Paulo. Na segunda metade de março, por exemplo, a cidade registrou 744 pedidos do benefício, número que subiu para 862 na primeira quinzena de abril e saltou para 1.720 na segunda metade daquele mês.

Ainda em tendência de alta, o número de requerimentos chegou ao pico de 1.930 na primeira quinzena de maio e começou a cair nas duas semanas seguintes, quando foram registrados 1.737 solicitações do benefício do governo.

A maioria dos pedidos de seguro-desemprego em Rio Preto tem sido feita online. Na primeira quinzena de junho, 877 das 1.288 solicitações foram feitas pela internet, o que representa 68,1% de adesão à plataforma digital. No mesmo período do ano passado, 99,7% dos 973 pedidos de seguro-desemprego na cidade foram feitos de forma presencial.

Segundo o economista rio-pretense Hipólito Martins Filho, a situação do emprego no Brasil continua dramática e deverá continuar por tempo indeterminado. O especialista, no entanto, atribuiu a queda de 25% em comparação com a quinzena anterior a algumas variáveis. “Primeiro porque há uma demanda reprimida. O tempo vai passando e as pessoas precisam voltar a consumir alguma coisa. Além disso, o crédito liberado pelo governo às empresas começou a chegar, o que faz com que as pessoas passem a comprar um pouco mais, fora os novos beneficiados pelo auxílio emergencial”, explicou Hipólito, que também fala em uma melhora na atividade industrial e no mercado internacional, principalmente em decorrência da expectativa da vacina contra a Covid-19.

Fonte: Diário da Região

Rio Preto acumula 7,5 mil pedidos de seguro-desemprego na pandemia - D'Olhos Hospital Dia