Loading...

Rio Preto consegue ficar na fase laranja do Plano São Paulo

Fase permite o funcionamento de algumas atividades, com restrições, e mantém fechados salões de beleza, barbearias, academias, bares e restaurantes

O governo do Estado anuncia nesta sexta-feira, 24, uma nova avaliação das taxas de capacidade hospitalar e avanço do contágio da Covid-19 nos municípios paulistas. A região de Rio Preto continua, pelo menos até o dia 10 de agosto, na fase 2 (laranja), que permite o funcionamento de algumas atividades, com restrições, e mantém fechados estabelecimentos salões de beleza, barbearias, academias, bares e restaurantes.

Rio Preto adotou o modelo de “mini-lockdown”, que permite a abertura de atividades consideradas não essenciais, como comércio e shoppings, por até seis horas diárias, de quarta-feira a sábado. De domingo a terça-feira, esses estabelecimentos devem permanecer fechados.

Outra medida adotada pelo município foi a proibição do atendimento presencial em supermercados e hipermercados de Rio Preto aos sábados e domingos, o que gerou uma batalha judicial que foi parar no Supremo Tribunal Federal. Decreto do prefeito Edinho Araújo (MDB) também restringiu a venda de bebidas alcoólicas aos finais de semana e de segunda a sexta-feira, das 20h às 6h.

Indicadores de cada Departamento Regional de Saúde (DRS) determinam cinco possíveis fases de reabertura de atividades econômicas não essenciais. Os critérios são: média da taxa de ocupação de leitos de tratamento intensivo para COVID-19; número de leitos UTI Covid-19 por 100 mil habitantes; e taxas de acréscimo ou decréscimo de casos confirmados, internações e mortes pela doença na comparação com a semana anterior.

Fonte: Diário da Região

Rio Preto consegue ficar na fase laranja do Plano São Paulo - D'Olhos Hospital Dia