Loading...

Rio Preto tem 33 pessoas curadas do COVID-19

Em 24 horas Rio Preto registrou mais um caso positivo para coronavírus (COVID-19) e com isso tem até o momento 69 pessoas que contraíram oficialmente a doença. São 1.122 pessoas que foram atendidas pela Secretária de Saúde sendo que 918 os resultados deram negativos, 135 permanecem em investigação. Outras 1.559 pessoas apresentaram algum tipo de síndrome gripal.

A boa notícia é que quase metade dos pacientes com COVID-19 na cidade já foi curada e recebeu alta. São 33 pessoas nesta situação que agora estão imunizadas. Outras 20 aguardam o período de 14 dias de monitoramento e 8 pessoas ainda apresentam os sintomas e permanecem internadas em unidades de saúde. Outro dado positivo é que não houve aumento no número de óbitos pela doença permanecendo 8 casos desde o início da pandemia, em março. São 36 óbitos notificados com 28 já descartados.

O que chama a atenção na realidade local é que os maiores infectados pelo coronavírus pertencem a faixa etária abaixo dos 60 anos, ou seja, fora do grupo considerado de risco. Apenas entre 30 a 39 anos são 19 pessoas contaminadas, de 40 a 49 somam 16 pessoas e de 50 a 59 anos um total de 11 infectados. De 60 e acima de 80 anos são 15 pessoas.

A gerente de vigilância epidemiológica de Rio Preto, Andreia Negri, afirma que isso ocorre devido a maior presença de jovens circulando pelas ruas.

“A maioria é na faixa etária abaixo de 60 anos. Pessoas que estão circulando e estão se infectando. Os idosos estão ficando ao máximo em seus domicílios. Continuem desta forma para preservar os nossos idosos. E para quem estiver saindo que utilize a máscara ao adentrar qualquer estabelecimento, inclusive nas unidades de saúdes,” afirma Negri.

A área de abrangência do bairro São Francisco continua liderando os casos positivos em Rio Preto. São 9 pessoas residentes naquela região, seguido pela região Central, Santo Antônio e São Deocleciano com 7 casos. Ainda na relação Jardim americano e Estoril com 6 casos e Jaguaré, Parque Industrial e Vila Elvira com 4 registros, são os que aparecem nas primeiras posições.

Uso de máscaras

O diretor-presidente da Empresa Municipal de Urbanismo de Rio Preto (EMURB), Rodrigo Juliano, deu detalhes durante atualização dos números de coronavírus sobre o decreto municipal que obriga o uso de máscaras por parte dos usuários do transporte coletivo urbano.
A regra passa a valer a partir da próxima segunda-feira, dia 27, e condiciona o uso das máscaras, tanto para quem utiliza os ônibus quanto para as pessoas que circulam pelo interior do Terminal Urbano.

Rodrigo Juliano destacou a realização de uma campanha para o uso das máscaras, mas lembrou que a população já está bastante consciente da importância da autoproteção.

“Importante frisar que 95% da população já vem utilizando as máscaras. Uma adesão muito grande. Nossa preocupação é de manter o ambiente com mínimo de contaminação possível”, disse.

A Emurb, através de seus funcionários, também iniciou a distribuição de máscaras para as pessoas com mais de 60 anos. A confecção do utensílio foi possível através de parceria com várias empresas.

“Muitas delas tem a máscara e a gente aborda para informar da utilização obrigatória a partir do dia 27. Elas têm agradecido a nós pelo cuidado, não só com a higienização do ambiente, mas pela saúde das pessoas que ali estão circulando, seja por trabalho e em serviços essenciais”, frisou.

A Emurb, em parceira com o Semae, realiza desde o início da pandemia a higienização diária de toda a área física do Terminal Urbano e nos interiores dos ônibus. Isso é possível com a aplicação de produtos químicos nas superfícies. Outra ação é a disponibilização de álcool em gel em 6 pontos específicos ao longo do Terminal para higienização por parte dos usuários.

O diretor-presidente da Emurb lembrou ainda que com a prorrogação da quarentena em Rio Preto, até o dia 10 de maio, continua suspensa a cobrança da Área Azul.

Fonte: Portal da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto

Rio Preto tem 33 pessoas curadas do COVID-19 - D'Olhos Hospital Dia