Loading...

Testes da vacina contra coronavírus começam sexta-feira em Rio Preto

Três voluntários, todos profissionais da saúde, serão os primeiros rio-pretenses a receberem as doses davacina chinesa Coronavac, em testes comandados pela Famerp a partir desta sexta-feira, 7

Os testes da vacina Coronavac em Rio Preto começam nesta sexta-feira, 7, no centro de pesquisa da Famerp. Até nesta terça-feira, 4, um total de 482 profissionais de saúde da linha de frente contra a Covid-19 estavam inscritos como voluntários em potencial. Junto com outras 11 instituições, a faculdade vai atuar na terceira e última etapa de análises em humanos do imunizante produzido pela farmacêutica chinesa Sinovac Life Science, em parceria com o Instituto Butantan.

De acordo com informações da Famerp, os testes vão iniciar no período da manhã, quando a faculdade vai apresentar para a imprensa três voluntários selecionados para o início da aplicação dos testes. Os profissionais de saúde receberão doses da vacina ou de placebo, de acordo com as regras da pesquisa.

Embora o início já esteja programado, as doses das vacinas que serão aplicadas por aqui ainda continuam no Butantan, segundo informou a assessoria da Famerp. Os imunizantes e as doses do placebo devem chegar entre esta quarta e quinta-feira, por meio de alguma das companhias aéreas que operam no aeroporto de Rio Preto.

A notícia do início do estudo em Rio Preto foi divulgada pelo governador do Estado, João Doria, por meio do Twitter. Ele fez o anúncio ao falar sobre o começo dos testes em mais cinco centros de pesquisa.

“Até final de setembro, início de outubro, nove mil pessoas, médicos e paramédicos, terão feito a testagem e a avaliação durante esse período de 90 dias”, afirmou o governador. “Estou muito esperançoso e tenho muita convicção de que a vacina vai superar essa fase de testes”, disse.

Segundo Doria, se assim for, o Butantan começará a produzir a vacina ainda em outubro. “Quem sabe já no final de outubro e início de novembro tenhamos a vacina”, disse. A distribuição deverá ser feita pelo Ministério da Saúde.

Seleção

A seleção dos recrutados para o estudo continua pela Famerp, com a previsão de recrutamento de até 700 participantes. No primeiro dia de inscrições, a instituição recebeu 500 e-mails de interessados, mas o número reduziu com uma espécie de “autotriagem”. É que somente podem participar os profissionais de saúde que estejam na atuação de atendimentos de pacientes com Covid-19 e que não tenham ficado doente por coronavírus, nem tenham participado de outras pesquisas.

Mulheres não podem estar grávidas nem planejando engravidar nos próximos três meses. Outra restrição é não ter doenças instáveis ou fazer uso de medicações que podem comprometer a resposta imune do organismo.

Os interessados podem entrar no site do governo do Estado (https://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/vacina) e responder questões sobre os critérios de inclusão ou exclusão ao estudo. Em seguida deverão entrar em contato com a famerp pelo [email protected] para dar sequência no recrutamento.

Metade dos recrutados receberão duas doses da vacina num intervalo de 14 dias. Outra metade receberá as doses de placebo (vacina sem vírus). Eles serão acompanhados por até um ano. O estudo vai avaliar se o grupo que recebeu a vacina ficou menos doente do que o que recebeu placebo, entre outras observações para comprovação da eficácia.

Os testes

  • A Coronavac é produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac. É baseada na manipulação em laboratório de células humanas infectadas com o coronavírus
  • Doze centros de pesquisas farão os estudos clínicos no Brasil da Coronavac, entre eles o Laboratório de Virologia da Famerp.
  • A vacina será aplicada em nove mil voluntários no País – entre 500 e 700 pela Famerp, em Rio Preto
  • Os testes por aqui devem começar nesta sexta-feira, 7 de agosto
  • Voluntários serão profissionais de saúde da rede pública ou privada, que trabalham na linha de frente de combate à Covid
  • Eles não podem ter testado positivo para Covid-19, não podem ter doenças instáveis – que afetem a resposta imune – ou distúrbios de coagulação;
  • É possível responder a um questionário no site www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/vacina para saber se é apto a receber as doses
  • Para oficializar o desejo de participação, é preciso enviar e-mail para [email protected]
  • No e-mail, o candidato deve se apresentar (nome, idade, profissão, entre outros) e dizer que é um voluntário em potencial pelos critérios do site e que pretende participar
  • Os participantes do estudo serão acompanhados por um ano por equipe multidisciplinar que envolve médicos, enfermeiros e farmacêuticos

    Fonte: Diário da Região
Testes da vacina contra coronavírus começam sexta-feira em Rio Preto - D'Olhos Hospital Dia